Categorias

Matérias

MERDA



Nada de pensarem bobeiras!

Uma pessoa muito querida Gisa Almeira, em uma de suas visitas sentiu falta de uma matéria que explicasse a origem da palavra MERDA. Como o pedido de quem visita esse blog se torna uma ordem a minha pessoa, vou postar sobre esse tema.

MERDA uma expressão muito comum usada minutos antes de um espetáculo começar. A pronunciação dessa palavra inspira a quem ouve como um desejo de “Sucesso e Sorte”.

Para curiosidade de muitos, ate mesmo de muitos participantes do mundo cênico, a pronuncia é fácil, mas será que sabemos a origem desse termo?

Surgida na França, à expressão tem duas versões que fica a critério do leitor.
Versão 1
Um certo ator iria fazer a apresentação de uma peça a qual seria a mais importante de sua vida, estava muito nervoso, pois entre os espectadores estariam importantes críticos da cidade.
 
No trajeto ao teatro encontrou diversos obstáculos, primeiro um incêndio, onde desvio o caminho e se perdeu, mas acabou chegando ao teatro. Logo na entrada pisou em uma merda, para completar o episodio trágico.
 
Mas entrou, atuou e saiu com uma das melhores apresentações de sua vida.



Versão 2
As pessoas costumavam chegar nos teatros antigamente de carruagens, e quanto mais carruagens mais merdas os cavalos faziam nas ruas e calçadas. 

Assim, muitas pessoas entravam com os sapatos sujos para dentro do teatro e quanto mais merda fosse deixada nos capachos, mais cheia a casa estaria.


Um lembrete muito importante é que nunca agradeça quando alguém lhe desejar MERDA, devolva apenas o MERDA ou fique calado, NUNCA AGRADEÇA.

Impossível não se ouvir “Merda” antes de pisar no palco. Uma expressão que se tornou um ritual.  Um significado de BOA SORTE.

Então MERDA...
MERDA - Aos corajosos que não tem medo do que irão enfrentar;
MERDA - Aqueles que interpretam seja qual for o personagem;
MERDA – Aos guerreiros despidos de si mesmo, que mostram um lado que existe em certas pessoas, mas que tais tem vergonha de assumir por conta da sociedade ainda preconceituosa;
MERDA – Quando interpretamos desejos encravados dos quais não admitimos.

O que no dia a dia é um absurdo, no palco é natural, normal e até cômico. Atuar é a arte de viver em um mundo onde tudo pode, onde a palavra "limite" não tem espaço, só existe lugar para a palavra "LIBERDADE".

Gostou? Comente!
Não Gostou? Comente também!

4 comentários:

Elenice Gnoatto disse...

Legal, isso. Sinceramente eu não sabia o significado mas já desejei muita MERDA antes das apresentações e já desejaram a mim também. Bacana!

Fernanda Degolin disse...

Olá, muito obrigada pela visita e comentário.

Realmente o desejar MERDA é muito típico antes das apresentações e o significado é bem interessante.

Que bom que gostou!
Bjs

Gabi disse...

Eu gosteeeei do seu blog Doida! Que gracinhaaa! ;D

Jhonatan Bento disse...

Ameii! o post,parabéns!
Rir muito,pois tem pessoas que não sabe o siguinificado dessa palavra....

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Marcadores

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani