Categorias

Matérias

Técnicas de Memorização


O ato de memorizar não necessita ser tão penoso, como faz a maioria das pessoas.
O maior problemas da grande massa só sabem memorizar algo lendo a mesma coisa varias vezes.

Neste post veremos como o nosso cérebro se recorda e depois mostra como utilizar esse conhecimento para alcançarmos um método para memorizarmos. Qualquer que seja o método, dica ou ate mesmo um truque
que vai ajudar sua memória, vale a pena.

1. Ler o texto em voz alta;
2. Copiar o texto à mão;
3. Ler o texto, entendê-lo e criar um esboço;
4. Ter alguém ler para você;
5. Grifar palavras-chaves no texto.

Existem infinitas maneiras, uma delas pode ser, criar familiaridade com o texto, com a peça. Necessitamos chegar a um método para dar ao nosso cérebro, apenas o que ele precisa pra se lembrar o texto, informações que o faça recordarem do texto original, sem precisar ler.

Vamos usar esse exemplo com um trecho do Poema (Hoje há em mim):

Hoje há em mim
Algo transparente,
Algo envolvente
Que me faz flutuar.


Agora dando informações ao nosso cérebro para recordar:

Hyxy Hx Ex Mxy
A
xyx Txyxyxyxyxyx,
A
xyx Exyxyxyxyx
Q
xy Mx Fxy Fxyxyxy.

O que foi feito foi usar a primeira letra de cada palavra, fazendo isso você vai enfiar informações para que seu cérebro faça um Backup das palavras. Mas não se esqueça que você esta auxiliando o cérebro a encontrar as conexões certas, se precisar verificar o texto original, anote a palavra que te confundiu e inicio o processo novamente.

Esse método ajuda a melhorar sua memória, fazendo-a exercitar.
Mas ele não deixa de ser apenas um método, um facilitador, quando precisar memorizar algo, pense em como você pode ajudar o seu cérebro a se recordar das informações e não apenas ficar repetindo varias vezes a mesma coisa.

O objetivo é ter a informação em sua memória de curto prazo rapidamente, assim você poderá praticar o processo de informações para a memória a longo prazo.

Gostou? Comente!
Não Gostou? Comente também!

24 comentários:

Blog Cinestudio disse...

Muito bacana as dicas
Bem mais eficientes também do que a velha técnica de “fazer músicas” com o que vai decorar….
XD

Nilton Angelo disse...

Bom, eu acho que este seu método seria mais para pequenos textos. No caso de um monólogo seria uma coisa bem mais complexa e delicada.

Ailton Junior disse...

Opaa, Gostei Mesmo!!!
Obrigado pela dicaa!

kelvyn Lopes disse...

Adorei o metódo !
A frase de exemplo ainda está no meu cérebro *—-*

Julia Martins disse...

Nossa… eu adoreei … é um metodo mais facil até pra estudar certas coisas !!!

Natalia Simoes disse...

Concordo com o Nilton, para textos maiores seria mais complicado, prefiro a conexão com palavras-chave. Porém, a nível de exercício, a técnica é maravilhosa. Valeu

Ana Simon disse...

Legal…Parabens !!!

Michelle Maciel disse...

Bacana esse metodo. Na minha opinião sera mais usado para quem esta iniciando e ainda nao tem noção de como memorizar um texto. Porem é um bom metodo.

SIlvano V. Bráz disse...

Muito interessante este método, nunca tinha ouvido ou lido sobre ele, gostei!

Raphaela Ribeiro disse...

Adorei…Interess ante, alguns sites como o Vagalume utilizam da prática para decorar ou aprender as letras de músicas.
Eu já utilizo muito da memória fotográfica.Um abs

Arte de Ser Ator disse...

É MUITO BACANA, QUANDO ALGUÉM RESOLVE COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS COM OUTRAS PESSOAS.

PARABÉNS!

Jaum Cazuza disse...

Adorei essa técnica,muito legal.
Parabéns!
E sempre quando tiver novidades pode falar q adoraria ver tudo.

beijos

Rafael Santos disse...

São muito boas essas tecnicas de memorização. Na verdade eu fiquei feliz porque isso é mais ou menos o que eu fazia.

Bruuuninho disse...

bom metodo parabens

Mia Siqueira disse...

Muito interessante. Pra mim que tenho problemas com memorização, mais ainda.
Amei.

Fernando disse...

Gostei! Muito boOM! Algumas coisa eu já fazia até! Ler em voz alta, pedir alguem pra lê, entendimento do texto… essa do codigo axei massa! Nossa! Vou adotar! hehehehe

Memoriza rapido mesmO! vlw

AgradecidO!

Edmar Junior disse...

Oi,muito bom pois a qualidade é significativa,t ransparente e clara.muito bom

Guilherme disse...

Eu era um sem memória, mas agora!!!!!!!!!! Continuo sendo haaaaaaahaha…
Brincaderinha, muito bom mesmo seu texto. Copiei pro Word.
As dicas são otimas é só praticar como faço, realmente tem que ter força de vontade, assim da certo…!!!

Valew mesmo, abraços…

Fernanda Degolin disse...

Rs rs rs que bom saber disso!!!
Obrigada pela visita.

Bjão querido

Romario disse...

Adorei. Obrigado Pela Dica ;)

João disse...

Este texto traz uma informação muito interessante: eu tenho problemas com memorização e vou tentar seguir o método.

Erick disse...

Pocha, funcionou mesmo! As dicas aqui são boas mesmo, não sei como não achei esse site antes.

Jaqueline Amorim disse...

Adorei

Jaqueline Amorim disse...

Adorei, as dicas são ótimas… e realmente as tecnicas de escrever o que vc vai falar e ler em voz alta sempre funcionam comigo!!! Bjs…

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Marcadores

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani